Adeus Holanda – Vaarwel Nederland

Episódio gravado pela emissora Max Vandaag nas colônias holandesa do Brasil, com legendas em português.
Link para acesso: Youtube

Série de documentários mostra a vida de holandeses que deixaram seu país em busca de novos desafios e oportunidades. Um total de mais de meio milhão de emigrantes embarcaram nos anos 50, principalmente camponeses que não viam mais futuro para seus filhos na área rural da Holanda.

A primeira temporada contemplou imigrantes holandeses no Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos. Nesta edição de 2020 foram retratadas histórias de pessoas em busca da felicidade nos países África do Sul, Israel e Brasil.

Muitos holandeses se interessaram pelo Brasil, pois era permitido que agropecuaristas viessem em grupo. Assim também se mudaram as famílias de Rein e Janny, cujos pais foram pioneiros na colônia holandesa de Castrolanda, e que persistiram mesmo com as dificuldades.

Os pais de Toon Eltink deixaram Brabante em 1953 com 10 filhos para se estabelecerem na colônia católica de Holambra. Ele recebe um terreno de seu pai e se orgulha de poder deixar grandes áreas para os filhos. Com as atividades no museu de Campos de Holambra procura mostrar o melhor da Holanda e do Brasil aos visitantes.

Holambra começou com algumas casas simples e hoje conta com 12.000 habitantes, dos quais 4.000 tem descendência holandesa. Esta colônia se transformou na capital das flores do Brasil e atrai muitos turistas para, além das flores, contemplar a arquitetura e a gastronomia tipicamente holandesa. A dança folclórica mantida pela Fanfarra Amigos de Holambra destaca a integração entre as duas culturas.

Erik e Janet Bosch tem produção de leite e agricultura em Arapoti, a colônia holandesa mais jovem no Brasil. Nas suas sete lombas se fixaram 25 famílias, dentre as quais seus pais. Eles foram educados à holandesa e, mesmo integrados à cultura brasileira, procuram manter normas e valores que lhes foram transmitidos quando criança.

Johan Scheffer é enviado ao Brasil para trabalhar como professor missionário, ensinando muitos jovens filhos de imigrantes quando diretor do Instituto Cristão e da escola básica em Castrolanda. Ele acabou ficando depois que perdeu a esposa e o filho mais novo em um acidente de ônibus.

Gerda Jeuken e Bep van de Groes são voluntárias na biblioteca em Holambra, que já existe há mais de 70 anos. As amigas vieram para Holambra por um programa de intercâmbio para moças e mais tarde se casaram com imigrantes holandeses.

A equipe da emissora Max Vandaag apresenta estas histórias no episódio Brasil da série Adeus Holanda.
Agradecemos a Carmen Fernald, pesquisadora e idealizadora do projeto, por permitir o compartilhamento do episódio com legendas em português através da Associação Cultural Brasil-Holanda.