Sinterklaas chegou na Holanda!

Dia 13/11 foi um dia muito especial. Pude participar da chegada de Sinterklaas à cidade de Nijmegen na Holanda. A festa de Sinterklaas ou São Nicolau, celebrado no dia 05/12 conhecido como “o bom velhinho holandês, é uma festa tradicional celebrada há muitos anos nos Países Baixos e também em algumas colônias holandesas. Segundo a tradição, o Sinterklaas vem de barco da Espanha e desde sua chegada em novembro até o dia do seu aniversário há um clima especial nas cidades holandesas. Em Nijmegen, a festa começou…

Num grande evento a beira do rio Waal, em Nijmegen, o Sinterklaas e os Pieten chegaram de barco e foram recebidos com grande festa. Crianças, adultos e idosos dançaram e cantaram as músicas tradicionais (e eu também!) e celebraram o evento que já estava há dois anos sem acontecer por causa da pandemia.

O evento era separado em duas partes e várias coisas aconteceram. Sinterklaas foi recepcionado pelo prefeito da cidade que com uma carta oficial liberou o acesso dos Pieten às chaminés e telhados das casas até o dia 05/12. Segundo a tradição que se uma pessoa (seja ela adulta ou criança) deixar um par do calçado com uma cenoura dentro, na frente da porta/chaminé e cantar uma música, durante a noite os Pieten trocam a cenoura por um presente.

Também teve diversas performances dos Pieten que fizeram dancinhas e distribuíram pepernoten para o público presente. Ainda tivemos a apresentação de alguns grupos de fanfarra e ao final Sint partiu para fazer uma rota pela cidade montado no seu cavalo chamado Ozosnel.

Em seguida o público foi direcionado para a praça principal, no centro da cidade onde o Sint e os Pieten viriam para a segunda parte da festa. Lá cantamos várias músicas tradicionais e vi bastante crianças fantasiadas de Sint e Piet, e felizes por estarem lá! Tiveram Klimpieten que desceram de um prédio e o Sint que se dirigiu ao público para falar que estaria na cidade por mais alguns dias e o endereço onde poderíamos visitá-lo se quisessem.

Fazer parte desse dia e celebrar essa tradição foi muito especial pois esse evento está nas minhas raízes holandesas e sempre que posso participo em Castrolanda, mas ver ele na Holanda foi muito divertido! Estou estudando na Holanda, por um período de um ano, isso me dá oportunidades de participar de eventos tradicionais como esse. Aqui lojistas e pessoas da comunidade decoram os mercados e bibliotecas, até na universidade em que estudo foi organizada uma programação especial.

Melanie van der Vinne para ACBH, 2022.

Fotos: M. van der Vinne

Voltar para a página: Notícias