SINTERKLAAS visitou as comunidades holandesas no Brasil com muita animação!

Veja como junto com seus Pieten muito criativos conseguiu entregar presentes em todos esses lugares próximo do dia 5 de dezembro de 2022. Quanta organização e empenho!

Tudo começou três semanas antes da data festiva, quando já estiveram em Holambra. Em dezembro, no domingo de manhã a grande festa organizada pelos voluntários do Grupo Losango reuniu muitas pessoas no espaço Macena Flores. Os Pieten coloridos divertiram a todos com suas danças animadas e as crianças receberam presentes da mão de Sinterklaas.

A juventude da colônia de Arapoti curtiu a presença do Sinterklaas e seus animados ajudantes no Colégio Colônia Holandesa. A festa reuniu as turmas para estarem pertinho dele a fim de cantar as músicas típicas, comer pepernoten e aguardar o seu momento de receber um presente. Tanto os alunos pequenos quanto os maiores curtiram esse encontro com Sinterklaas e seus Pieten.

Em Maracaju Sint e Piet também chegaram animando as crianças e fazendo a festa acontecer. Na mesma noite teve um delicioso jantar de confraternização das famílias.

Os pequenos da colônia de Brasolândia em Unaí, também partilharam da mesma alegria na sua festa típica holandesa. Todo ano a diretoria da colônia envolve jovens e adultos na organização dessa tradição holandesa que vale a pena ser perpetuada!

Em Castrolanda Sint seguiu a tradição na Escola PWA de distribuir presentes e pepernoten aos alunos. No sábado 3/12 foi com seus Pieten visitar as pessoas no lar de idosos. Mais tarde as famílias foram para o Clube Castrolanda, recebidos com uma dancinha animada dos Pieten.Tiveram tempo para conversar com Sinterklaas e receber presentes.

A festa de São Nicolau em Não-Me-Toque foi organizada junto com o almoço no domingo. Teve até apresentação do Grupo de Danças “De Tulp”. Todas crianças tiveram a oportunidade de interagir com os Pieten e ganharam presentes das mãos de Sinterklaas em nome da Associação Holandesa local. Alguns dias depois a turma alegrou muitas pessoas no lar de idosos e na APAE da cidade.

Da mesma forma, em círculos menores, famílias cultivaram a tradição de Sinterklaas com troca de presentes ou um amigo secreto. A melhor idade de Holambra fechou as atividades do ano tradicionalmente com sua tarde festiva, onde além do presente se recebe um versinho personalizado. Tudo isso faz parte da tradição de Sinterklaas, patrimônio cultural imaterial trazido pelos imigrantes holandeses e desenvolvido por voluntários das comunidades. Encantador tanto para os participantes tradicionais, quanto para os visitantes!

Créditos das fotos: M. Domhof – Holambra; S. Verburg – Arapoti, M. de Reus – Maracaju; E. Bijsterveld – Brasolândia; Y. Wolters – Castrolanda e Associação Holandesa de Não-Me-Toque.

Voltar para a página: Notícias

Não-Me-Toque

Maracaju

Holambra

Castrolanda

Brasolândia

Arapoti

Holambra