Avondvierdaagse 2019

Você já participou de algum evento assim no Brasil?

Para quem nunca ouviu falar disso … é uma palavra um tanto difícil! Em holandês significa um evento que acontece de tardezinha por quatro dias consecutivos.

O ‘Avond4daagse’ de Castrolanda tem reunido pessoas para caminhar pela colônia holandesa e seus arredores pelo 25º ano seguido.

A ideia veio da terra natal, onde o termo foi usado pela primeira vez em 1909. Como marcha iniciou-se em Nijmegen (Nimega), mas a atividade foi disseminada e é amplamente organizada em municípios e por associações de caminhada em toda Holanda.

Crianças e adultos caminham animados pelas cidades e vilas holandesas, sendo que o maior evento anual de caminhada, o ‘Nijmeegse Vierdaagse’, na verdade um megaevento, junta milhares de caminhantes holandeses e do exterior para percorrer 30, 40 ou 50 km nesses quatro dias.

Quem organiza isso aqui no Brasil em uma colônia holandesa? O Clube Castrolanda está à frente desta atividade típica, estipulando anualmente rotas para 5 e 10 km, disponibilizando água no meio do percurso e organizando um encerramento com happy hour na sede do clube. E muito importante para os participantes é a medalha, onde consta o número de vezes em que a pessoa participou da caminhada. Como consegui-la? Para receber uma medalha ao finalizar no último dia é preciso ter caminhado pelo menos três dias.