Pesquisa sobre a língua e cultura holandesa

Resultados recentes de grande pesquisa entre holandeses pelo mundo afora revelam que esse povo mantém a sua língua e cultura!

A pesquisa sobre a conservação ou o desaparecimento da língua, da cultura e da identidade neerlandesa foi realizada entre holandeses e flamengos (falantes de neerlandês do norte da Bélgica) que emigraram para outros países. E os resultados surpreenderam! Demonstram como os emigrantes consideram que a língua holandesa tem valor essencial para sua identidade. Gostariam de transmitir a língua e a cultura aos filhos e sentem a necessidade de obter informações para saber como, por exemplo, criar filhos bilíngues no seu novo país de residência.

Holandeses que emigraram continuam lendo livros e notícias em sua língua materna e assistem a programas holandeses de televisão. Além da língua, a maioria conserva hábitos alimentares holandeses e aprecia itens como stroopwafel, drop, hagelslag, croquete, queijo, speculaas, batata frita, creme de amendoim, maionese e torta de maçã.
Interessante que dois terços dos participantes celebram feriados e datas comemorativas típicas, como Sinterklaas em dezembro e Koningsdag em abril.

Houve mais de 7.000 participantes na pesquisa intitulada Vertrokken Nederlanders, executada pelo Meertens Instituut e Taalunie. Nicoline van der Sijs, a gestora do projeto fez o resumo na língua holandesa, que está disponível em: link

Acesse a versão completa da pesquisa para download em: link