COPA DO MUNDO FIFA de 2022 – WK 2022 in Qatar

O Brasil e a Holanda estão entre as 32 seleções classificadas para o Campeonato Mundial de Futebol, em holandês “Wereldkampioenschap Voetbal” de 2022. Qual é a probabilidade das nossas seleções serem adversárias em campo nesta Copa do Mundo?

Seleções Laranja e Canarinho

O time holandês também é chamado de “Oranje” (laranja). O motivo da cor laranja usada pelo time tem a ver com o sobrenome da família real holandesa, os Oranje-Nassau. Já o apelido de seleção canarinho foi dado durante a Copa de 1954, quando o Brasil estreou o seu uniforme amarelo, lembrando a cor de um canário nativo do Brasil.

Comunicação

O futebol é um esporte nacional na Holanda e no Brasil. Fala-se muito sobre futebol em ambos os países. A popularização do futebol deve-se, em parte, à mídia, no Brasil em especial ao rádio nas primeiras décadas do século XX. Os jornais também contribuíram para a divulgação de informações a respeito dos acontecimentos esportivos. Mas sem sombra de dúvida, a televisão tem sido o principal órgão difusor do futebol por décadas.
No Brasil veículos de comunicação futebolísticos importantes são a Revista Placar e os jornais esportivos Lance! e a Gazeta Esportiva.

Na Holanda há várias revistas sendo publicadas sobre este esporte. Toda semana sai uma “Voetbal International”, com acesso na internet na VI, que inclui notícias e análises recentes dos jogos disputados na semana em questão. Outra página que cobre vários esportes, mas grande parte é sobre futebol, é a NU.nl.

Hoje em dia, com o surgimento das plataformas de streaming, há muito mais opções para a assistir as transmissões dos jogos ao vivo on-line. E fanáticos não se contentam com apenas os jogos, já precisam rever laces, ouvir comentários de especialistas, enfim, acompanhar cada detalhe dos campeonatos. E isso é possível nos vídeos on-line que seguidores de todo o mundo encontram nos canais de futebol no YouTube, por exemplo. Um destes canais brasileiros, o Esporte Interativo tem milhões de inscritos no seu canal TNT Sports Brasil. Até os canais de televisão se adaptaram aos meios de comunicação da atualidade criando inclusive seus próprios aplicativos que disponibilizam partidas aos assinantes.

Torcida na Copa do Mundo 2022

O Brasil, que participa pela 22ª vez na Copa do Mundo, contando com esta, está no Grupo G, ao lado da Sérvia, da Suíça e dos Camarões. A Holanda, que por 11 vezes está participando, está no grupo A com o Catar, o Equador e o Senegal.
A edição de 2022 será a primeira copa do mundo realizada no Oriente Médio, que vai acontecer em cinco sedes no Catar e inicia no dia 21 de novembro.
Anote as datas e horários dos jogos da fase de grupos programados:

21/11 (segunda-feira) – Senegal x Holanda – 13h BR / 17h NL
24/11 (quinta-feira) – Brasil x Sérvia – 16h BR / 20h NL
25/11 (sexta-feira) – Holanda x Equador – 13h BR / 17h NL
28/11 (segunda-feira) – Brasil x Suíça – 13h BR / 17h NL
29/11 (terça-feira) – Holanda x Catar – 12h BR / 16h NL
02/12 (sexta-feira) – Camarões x Brasil – 16h BR / 20h NL

Quanto à probabilidade, parece que há uma possibilidade de as duas seleções serem adversárias na semifinal… vamos torcer para que isso aconteça! E a final da Copa do Mundo será no domingo dia 18 de dezembro de 2022. Esperamos também estar na torcida neste dia!

Novamente o período que antecede o campeonato mundial conta com a procura por figurinhas do álbum da Copa do Mundo FIFA de 2022 da Panini. As coleções estão sendo formadas nos dois países, no Brasil pelo menos tem se tornado uma verdadeira febre.

Gerações de brasileiros e holandeses crescem acompanhando as seleções de futebol nas competições mundiais. A Copa do Mundo 2022 em Catar promete novamente ser um evento esportivo de grande repercussão nacional e internacional. Prepare-se para um dos eventos esportivos mais importantes do mundo. Vamos juntos torcer nesta Copa do Mundo, tanto para o Brasil, quanto para a Holanda!!

CBF – Confederação Brasileira de Futebol (link)
Entidade máxima do esporte no país. A CBF organiza todos os campeonatos em território nacional e representa o Brasil nas competições internacionais entre países com a Seleção Brasileira. Tem como atual presidente Ednaldo Rodrigues.
KNVB – “Koninklijke Nederlandse Voetbalbond” em português Real Associação Holandesa de Futebol (link)
Organismo encarregado da organização das ligas profissionais holandesas – Campeonato holandês de futebol (Eredivisie) e Campeonato holandês de futebol da segunda divisão (Eerste Divisie), as ligas amadoras e a Copa dos Países Baixos (Copa KNVB), assim como as partidas da Seleção holandesa de futebol em suas distintas categorias.

Fontes: FIFA, Wikipedia, CBF e KNVB.

Voltar para a página: Notícias