Um Sonho Holandês: Inauguração da Cidade Zaandam

Uma família de descendentes holandeses sonhava reproduzir a vida de uma cidade típica da Holanda atual em Nova Petrópolis (RS) e homenagear as colônias holandesas no Brasil. E o sonho se tornou realidade: um pedaço da Holanda na Serra Gaúcha, chamado Cidade Zaandam!

O novo empreendimento turístico típico holandês foi instalado em Nova Petrópolis, cidade por onde passam cerca de 500 mil turistas por ano em direção a Gramado e Canela. Dia 30 de outubro, participamos da inauguração do empreendimento, que, no amplo salão interno totalmente decorado com símbolos da cultura holandesa, reúne restaurante, confeitaria, bar e empório. A fachada multicolorida mostra uma vila holandesa com casas típicas e um grande moinho holandês, construções iluminadas à noite, destacando a arquitetura da Cidade Zaandam. Do lado de fora, há mais espaço para aproveitar as delícias produzidas pela família, um mundo mágico – espaço para eventos e símbolos holandeses que conectam o visitante com a história e a cultura dos Países Baixos.

O objetivo da visita representando a Associação Cultural Brasil Holanda (ACBH) foi de estreitar laços com holandeses no Brasil, divulgar a ACBH/Global Integration, fazer conexões e conhecer novas maneiras de valorizar a cultura.

Para saber o que motivou André Krai e sua família a investir em um atrativo inspirado na Holanda, marcamos com essa pessoa cheia de energia e ânimo no deck Zaandam, após desfrutar de uma sopa de ervilhas com bacon, acompanhada de batatas fritas em um cesto de metal.

Apaixonado pela Holanda, André conta que conheceu o país em suas viagens anuais por motivo de trabalho, pois é empresário da área de moda. Ele aprecia o povo holandês, o respeito, a diversidade e a igualdade, além da história da Holanda e o desenvolvimento da indústria, da criatividade. Tudo isso o deixa muito encantado, sem falar da construção dos diques, moinhos, tulipas e o queijo holandês. Seu pensamento foi: “Por que eu não posso misturar isso tudo num caldeirão e apresentar para os turistas que vêm visitar a nossa região?”.

O início se deu uma vez que visitou os Países Baixos e, não conseguindo lugar para se hospedar em Amsterdã, encontrou um hotel especial no coração da cidade de Zaandam, onde o estilo arquitetônico tradicional local foi renovado e modernizado de uma forma muito criativa. Esta mistura perfeita entre o moderno e o antigo motivou-o a desenvolver o projeto Zaandam, fazendo homenagem a essa linda cidade a norte de Amsterdã.

Visitas às colônias holandesas no Brasil ajudaram André e sua equipe a continuar montando a estrutura de tudo que precisava ter em sua cidade: um moinho típico, um canal de água, Peter salvando o dique holandês, um espaço kids, a comida, a dança e as atrações culturais.

Assim a Holanda chega um pouco mais perto dos brasileiros!

Zaandam está localizada na rua 15 de Novembro, a principal de Nova Petrópolis, e funciona diariamente. Nas noites dos finais de semana, o visitante se encanta com a apresentação de um show de música e luzes, o Wals van Lichten. Tudo para encantar, divertir e servir!

A cidade holandesa no Rio Grande do Sul intenta fazer uma ligação com as comunidades holandesas, que tem ali a oportunidade de mostrar sua cultura, pois uma futura construção irá abrigar o museu, onde será possível ver como é feito o tamanco de madeira e conhecer a história da imigração holandesa no Brasil. Também não irá faltar a história do cooperativismo, pois Nova Petrópolis é o berço do Sicredi, apoiador do empreendimento.

Os planos do empreendedor não param na inauguração festiva, momento especial com coquetel para convidados da embaixada e das comunidades holandesas, fita nas cores da bandeira holandesa, show de fogos e muita comida gostosa. Estando no local, percebe-se como foi pensado em cada detalhe. Além de tudo que já acontece, Krai está cheio de ideias e preparando mais entretenimento em Zaandam: visita guiada ao moinho, degustação de queijos e petiscos, lugar para tirar fotos à moda antiga, espaço para festas, exposições relacionadas à cultura holandesa e uma noite cultural completa com humorista e apresentação de dança em tamancos.

Nos finais de semana e em feriados, servem almoço holandês, mas outras iguarias típicas estão no cardápio. Degustamos uma cerveja holandesa que começou a ser produzida aqui, da Bierbrouwerij De Roos, que lançou a cerveja Bikse Tripel no Brasil em 2020. O novo empreendimento turístico também oferece ao visitante a possibilidade de adquirir diversos produtos, entre os típicos queijos, pães, café, biscoitos e o stroopwafel.
Conforme André Krai explica, os sonhos do projeto Zaandam são muito maiores, pois incluem a construção de uma marca forte, produção e comercialização de produtos locais e típicos e, mais tarde, a expansão pelo Brasil, com cafeterias e restaurantes. Ele sonha alto, tem planos para dentro de seis anos ter “uma Zaandam em várias cidades, em cada aeroporto do Brasil… até construir uma Zaandam em Zaandam, na Holanda”.

Por: Marina van der Vinne