Sinterklaasfeest 2019

É uma festa holandesa celebrada anualmente no dia 5 de dezembro. Sinterklaas visitou várias localidades neste ano! Sinterklaas ou São Nicolau leva presentes às crianças bem antes do Natal! Ele anda acompanhado de seus ajudantes, os Zwarte Pieten, que verificam o comportamento das crianças e distribuem doces, pepernoten e chocolate.

Começando em novembro, a comunidade de Holambra (SP) recebeu os famosos “Piets” animando as crianças e distribuindo balas. A tradição de São Nicolau e os Pedros Negros é tão importante que é considerada patrimônio cultural imaterial de Holambra.

No dia 5 de dezembro, a data específica, Sinterklaas chegou de trator na escola da colônia de Arapoti (PR). As crianças dançaram e cantaram para Sint Nicolaas e se encantaram com seu presente, pepernoten e puderam se divertir muito!
Em Não-me-Toque (RS) a tradicional festa de São Nicolau também foi um sucesso! Conforme explica a Associação Holandesa da cidade, além de um encontro festivo, envolveu as famílias em uma animada integração.

Na festa da escola holandesa em Castrolanda (PR) os alunos receberam presentes de Sinterklaas e pepernoten dos Pieten. Como acontece na Holanda, aqueles que não se comportaram durante o ano, foram colocados no saco de Zwarte Piet, para serem levados à Espanha, onde o bom velhinho mora. No último sábado (07/12) voluntários organizaram uma festa animada, primeiramente para os idosos e mais tarde para as crianças da colônia e seus arredores. Foi uma verdadeira festa!

Conforme a tradição na Holanda, na véspera do dia oficial, as crianças, antes de se deitarem, colocam um sapato perto da lareira ou da porta com algo de comer para o cavalo de Sinterklaas, tem de cantar uma música típica e no dia seguinte encontram um pequeno presente e pepernoten espalhados pelo chão.
As famílias também têm o costume de comemorar em casa, quando crianças e adultos recebem presentes acompanhados de pequenos poemas (Sinterklaasgedicht). Dessa forma a comunidade holandesa no Brasil mantém a cultura e a tradição holandesa, trazida pelos imigrantes, viva em nosso meio!

Dag Sinterklaas!

Sinterklaasfeest Arapoti, PR.
Foto: Egbert Pladdet.

Sinterklaasfeest em Castrolanda, PR.
Fotos: Renata Kiers de Boer.