Melodias e danças holandesas voltam a ser apreciadas em encontros festivos dos povos imigrantes em 2022

Neste final de semana teve empolgação por parte de diversos grupos folclóricos nas comunidades holandeses e estabelecimentos relacionados. Após longo período de dificuldades em reunir grandes grupos de pessoas devido às restrições da covid, houve novamente festividades nas quais as danças folclóricas e músicas tradicionais holandesas deram o tom das festas típicas.

Festividades na terra natal

Motivos para comemorar houve em muitos lugares. Na Holanda teve aniversário do Rei Willem Alexander, quando acontece a maior festa do país, o “Koningsdag.” Depois de dois anos de pandemia, o rei pôde comemorar seu dia, 27 de abril, como de costume, com uma programação especial com concertos de música e festivais de dança de vários repertórios.

Maastricht, a capital da província de Limburg, foi contemplada com a visita da família real, onde o Rei Willem Alexander, a Rainha Máxima e as princesas Amalia, Alexia e Ariane não deixaram de se aproximar do público animado nas ruas da cidade.

Toda a Holanda aproveita este feriado para sair à rua e perambular pelas feiras, fazer brincadeiras tradicionais e comer quitutes típicos como “tompouce” e bebidas na cor do dia, o laranja. Esta cor se destaca especialmente nos cabelos, nas vestimentas e domina as ruas enfeitadas com bandeiras da Holanda hasteadas na frente das casas.

Quer saber por que a cor laranja representa a Holanda e os Oranje-Nassau? Leia a explicação aqui: link.

Créditos: Sociedade Cultural Holandesa de Ijuí.

Tradição holandesa no Brasil

As comunidades espalhadas pelo Brasil também puderam retomar os festejos do Dia do Rei em 2022. Holambra (SP) antecipou a celebração com esporte e cultura para o domingo dia 24 de abril. A cidade já promove há anos uma programação especial no aniversário do rei na Praça do Moinho Povos Unidos. Neste ano não faltou o Hino Nacional da Holanda, que foi tocado pelos Gaiteiros de Holambra, a dança de tamancos ficou por conta do Grupo Folclórico de Holambra, e ainda teve apresentação da fanfarra Amigos de Holambra em trajes típicos holandeses. A festa holandesa ficou completa com o bolo de aniversário e a chuva de papel colorido vinda do moinho, tudo na cor laranja. Assista o vídeo da TV Conecta: link do vídeo.

No sábado, dia 30 de abril, o Grupo de Danças Folclóricas Holandesas “De Tulp” saiu de Não-Me-Toque (RS) para abrilhantar o “Koningsdag – Dia do Rei” da Cidade Zaandam em Nova Petrópolis, no mesmo estado. Nesta ocasião o grupo usou o traje em tom laranja nas cinco apresentações e animou este dia nessa cidade gastronômica holandesa no sul do Brasil, que de forma especial valoriza as tradições culturais deste povo imigrante.

Na cidade de Ijuí (RS) também há dançarinos que representam a etnia holandesa no município. O Grupo Folclórico Moinho de Vento “Windmolen” fez sua apresentação em tamancos de madeira no segundo dia da inauguração da Sede Cultural da União de Etnias de Ijuí neste sábado. Desta forma a dança folclórica holandesa vem se mantendo através das gerações de imigrantes que se estabeleceram nesta região.

Castro (PR) e região comemoraram, no mesmo sábado após o aniversário do rei, o 21º Oranjefeest, festa típica com feira ao ar livre, comidas típicas holandesas e jogos para as crianças na Rua do Moinho em Castrolanda. O coral de Camponeses “Boerenkoor”, trajando macacão azul, tamancos e lenço vermelho, cantou o “Wilhelmus”, hino nacional holandês, no início da festa e outras canções tradicionais na língua holandesa. Dentre as apresentações culturais destacaram-se o Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda e o Grupo Folclórico Infantil da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, cujas danças típicas não podiam faltar neste evento tradicional holandês.

Grupos folclóricos que não puderam ensaiar nem apresentar suas danças e músicas nos últimos dois anos, voltaram com todo ânimo para perto do público em geral e nas comunidades de imigrantes holandeses no Brasil. Festas onde melodias alegres e cheias de significado fizeram sua colaboração nas últimas semanas, voltaram a dar esperança de continuidade na preservação da herança cultural holandesa.

Conhece os grupos folclóricos holandeses no Brasil? Entre na página Herança Folclórica da ACBH para saber mais: Herança Folclórica.

Créditos: Sociedade Cultural Holandesa de Ijuí.

Créditos: M. van der Vinne.

Créditos: M. van der Vinne.

Créditos: Associação Holandesa de Não-Me-Toque.

Créditos: Associação Holandesa de Não-Me-Toque.

Créditos: Jentje Petter.

Voltar para a página: Notícias