Centro Paula Souza e Secretaria de Relações Internacionais recebem delegação do Ministério da Educação da Holanda

Recepcionados por representantes da Secretaria, equipe da instituição e alunos, Delegação do Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Holanda conheceu toda a estrutura

Com foco na troca de experiências e de boas práticas em formação profissional de jovens, a delegação do Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Holanda visitou o Centro Paula Souza em São Paulo, na tarde da última quinta-feira (6). A autarquia paulista é responsável pela administração de 224 Escolas Técnicas (Etecs) e 75 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais. A delegação holandesa foi recebida pela equipe da instituição, alunos e representantes da Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo.

“A mediação das visitas internacionais à estrutura do Governo do estado é muito importante para a Secretaria de Relações Internacionais. Esse é o nosso papel, promover o estado de São Paulo no exterior e mostrar que as boas práticas de gestão implementadas aqui e os nossos servidores públicos são exemplo para as comunidades internacionais”, comentou o subsecretário de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Luiz Álvaro Salles Aguiar de Menezes.

Durante o encontro, os holandeses conversaram com as diretoras, professoras e alunos de Fatecs e Etecs. Também sanaram dúvidas sobre o funcionamento de toda a estrutura. Na oportunidade, foram apresentadas questões sobre o processo de qualificação contínua dos professores, a inserção facilitada dos alunos no mercado de trabalho e também como a ética é uma questão essencial e presente no currículo escolar.

“O principal objetivo da nossa visita ao Brasil é conhecer o sistema educacional do país, seus desafios, oportunidades e políticas públicas que possam ser levadas para a Holanda”, ressaltou Venne Vrijburg, Policy Officer do Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Holanda.

O Centro Paula Souza atende mais de 323 mil alunos em cursos técnicos e tecnológicos, de nível médio e superior, em 365 municípios do estado, sendo uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

“Nós trabalhamos com parcerias nacionais e internacionais já há bastante tempo e entendemos que o processo de internacionalização da nossa instituição é essencial para conhecermos outras práticas, metodologias de trabalho e de acompanhamento escolar de outros países”, afirmou a diretora do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão do Centro Paula Souza, Lucília Guerra.

Também fazem parte da delegação do Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Holanda Zoey de Jong, Stijn Koppers, Lisa Janssen, Melloney Hard, Kimberly Kolen e Tim Seng Ong.

Por: Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo.

Voltar para a página: Notícias

Delegação do Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Holanda visita o Centro Paula Souza em São Paulo. Foto: Divulgação

Delegação do Ministério da Educação, Cultura e Ciência da Holanda junto com os representantes da Secretaria de Relações Internacionais do Estado de São Paulo e do Centro Paula Souza. Foto: Divulgação