Recomendações e restrições de viagem na pandemia

Tendo em vista o cenário pandêmico em que vivemos atualmente, a seriedade da situação nos faz compreender perfeitamente que neste período as viagens internacionais devem ser evitadas. Mas, como proceder quando houver alguma necessidade de viajar?

Brasil

Dentre as diversas recomendações encontradas on-line, cabe ao Ministério das Relações Exteriores informar oficialmente o cidadão brasileiro sobre esta questão. Aos brasileiros que precisam viajar ao exterior recomenda-se obter informações atualizadas sobre permissões e exigências de entrada de estrangeiros junto à embaixada ou consulado do país de destino, inclusive dos países por onde se passar em possíveis conexões.

No Portal Consular encontram-se as “Restrições de viagens para brasileiros” com uma lista atualizada de países com suas regras para voos e passageiros e uma coluna com as regras para passageiros vindo do Brasil. Como os países estão constantemente atualizando as exigências e restrições de viagem, é imprescindível, em caso de intenção de viagem, confirmar as informações diretamente com as repartições consulares estrangeiras no Brasil. Encontre a lista de contatos na seção “Antes de viajar: Entrada de brasileiros em outros países durante a pandemia“.

Lembre-se também que brasileiros e estrangeiros que queiram entrar no território brasileiro durante a pandemia devem apresentar teste de COVID negativo realizados nas 72 horas antes de embarcar e uma declaração de saúde. Detalhes e demais informações úteis estão no Portal Consular.

Holanda

Muitos países impuseram restrições aos passageiros vindos do Brasil. Os países que formam a União Europeia estão proibindo a entrada de viajantes vindo de países de fora da UE ou do Espaço Schengen e de países considerados não seguros.

Assim, o Portal Consular informa que nos Países Baixos vigora a proibição de voos vindo do Brasil, exceto os de carga e os com passageiros em algumas condições específicas. Há também isenção para passageiros com cidadania neerlandesa que estejam retornando ao país. Nesses casos excepcionais é preciso cumprir a exigência geral apresentando resultados negativos em teste do tipo PCR realizado ao menos 72 horas antes e provavelmente um teste rápido antes do embarque. Além disso, deve-se observar a recomendação/obrigação de ficar em quarentena ao chegar ao país.

As informações sobre as restrições de viagem aos Países Baixos em língua holandesa e inglesa, assim como as medidas de prevenção e o coronavírus em geral estão acessíveis no site do governo holandês.
Checklist: Entrando na Holanda na pandemia – para pessoas que residem no exterior e desejam ir ou retornar à Holanda.
Verifiquem se não estão proibidos de entrar no país se estão vindo de fora da UE (verificar a lista com exceções), se os voos internacionais não estão proibidos e se há necessidade de apresentar testes/declaração de saúde ou passar um período de quarentena. Acesse: link em holandês e link em inglês.

Veja o breve panorama de como andam as medidas de prevenção contra o coronavírus na Holanda:
Kort overzicht coronamaatregelen: link em holandês ou Coronavirus measures in brief: link em inglês.

Ficou interessado em saber mais? Para concluir, deixamos a página inicial, com informações gerais dos Países Baixos: Coronavirus COVID-19: link em holandês e link em inglês.

Não nos responsabilizamos por informações imprecisas ou que tenham sofrido alterações, por isso é importante sempre verificar diretamente com as repartições consulares estrangeiras do país para onde se pretende viajar.

Painéis informativos Coronavírus

Selecionamos alguns painéis que oferecem dados referentes ao desenvolvimento do coronavírus no Brasil, na Holanda e no mundo.

Painel Coronavírus
Painel de casos de doença pelo coronavírus 2019 (COVID-19) no Brasil do Ministério da Saúde. Este painel foi desenvolvido para ser o veículo oficial de comunicação sobre a situação epidemiológica da COVID-19 no Brasil. link

Números do Coronavírus
Entenda o avanço da Covid-19 no Brasil e no mundo explorando os dados apresentados pela Gazeta do Povo por meio de mapas e gráficos informativos. link

? WHO Coronavirus (COVID-19) Dashboard (em inglês)
Obtenha uma visão geral da situação mundial ao observar o mapa, a tabela de dados ou explorando as demais possibilidades de estudar informações dos países, territórios e áreas, disponibilizados pela Organização Mundial da Saúde (World Health Organization): link

Corona Dashboard
Painel que fornece informações sobre o desenvolvimento do coronavírus nos Países Baixos em duas línguas: link em holandês e link em inglês, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, do Bem-Estar e do Esporte holandês (VWS). Inspecione as diversas seções:
  Atualidades – Actueel / Latest developments;
  Números nacionais – Landelijk / National – fornece dados em forma de gráfico e informações sobre a vacinação – vacinas COVID 19 aplicadas e em estoque, infecções – testes positivos, pessoas internadas, pessoas infectadas, taxa de reprodução, mortes – internamentos em hospital e UTI, grupos de risco etc;
  Nível de risco – Veiligheidsregio’s / Safety regions – com mapa de nível de risco regional montado a partir de análises da gravidade da situação nas diversas regiões;
  Dados municipais – Gemeentes / Municipalities – dos 355 municípios, com números de casos confirmados mortes e internamentos diários.
Os números atualizados diariamente vêm do Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente (RIVM), dos Serviços Municipais de Saúde (GGDs) e dos hospitais.

Neste período crítico de saúde mundial podemos viajar pelo mundo dos livros, filmes e documentários, aproximar-nos de pessoas de forma virtual e esperar que a integração global possa volte ao normal em breve!

Voltar para a página: Notícias