Instituto Cristão qualifica jovens para a vida há mais de cem anos em Castro

O colégio Instituto Cristão (IC) colaborou de maneira significativa na formação integral de muitos jovens paranaenses e de vários outros estados brasileiros. O instituto começou como escola primária, ofereceu o curso ginasial e mais tarde o colegial. Foram ciclos do ensino que ao longo dos anos sofreram mudanças. Independente da nomenclatura utilizada, muitos jovens passaram parte de sua vida estudantil nos bancos escolares, na fazenda e nos espaços verdes do IC. Dentre os estudantes permanecendo no colégio como aluno interno, semi-interno ou externo, Frans Borg e muitos outros filhos de imigrantes da região foram em busca de uma boa formação e aqui iniciaram seu verdadeiro processo de integração no novo país.

Começo da história
Buscando conhecer a história desta escola cristã fundada pelo missionário H. Preston Midkiff em 1915, próximo da cidade de Castro, PR, verificamos que nos primeiros cinquenta anos a escola-fazenda esteve sob direção da Missão Presbiteriana do Brasil. Entendemos que ela fora projetada para ser uma escola autossuficiente, onde a atividade estudantil unisse a teoria à prática para uma formação completa do aluno.

Em 1937 a missão norte-americana transferiru o patrimônio para a família Rickli, que manteve a instituição dentro dos propósitos educacionais e cristãos até 1952, quando passou a ser administrada pela Associação do Instituto Cristão (AIC), com liderança da Igreja Presbiteriana. A partir de 1964 a Igreja Evangélica Reformada assume o colégio e a propriedade por um período de cinquenta anos, sob direção da Associação das Escolas Reunidas do Instituto Cristão (AERIC). Nos primeiros dois anos houve participação ativa do pastor dos imigrantes holandeses, William V. Muller, que foi seguido por pelo menos cinco diretores gerais e outros diretores dos internatos com procedência holandesa neste período do comodato.

Depois de finalizado o contrato de comodato em 2014, a administração volta às mãos da AIC, que inicia essa nova fase firmando convênio com o Instituto Presbiteriano Mackenzie de São Paulo. Em 2017 o Mackenzie adquire o colégio como um todo, mantendo o perfil confessional firmado nos princípios bíblicos da fé cristã reformada.

Foto antiga da residência da família Midkiff e alojamento dos alunos

Participação em desfile cívico no centro de Castro em 1965

Descendentes de imigrantes passarm pelo ensino ginasial e secundário do IC

Alunos da quarta série ginasial com Frans Borg ao centro, ano 1967

Técnicos formados no Instituto Cristão
Nas primeiras décadas o Instituto Cristão oferecia somente o ensino primário, até 1947 e, a partir deste ano entrou o ensino ginasial, que em 1982 foi sendo gradativamente desativado. Graças a uma verba concedida pelo governo holandês foram criados cursos técnicos de nível secundário: os cursos Técnico Agrícola em 1968 e no ano seguinte Educação para o Lar.

Estes cursos profissionalizantes foram sendo reformulados e tiveram os nomes alterados, de acordo com o uso em cada época. Constam nos registros que desde o início mais de cinco dezenas de turmas completaram o curso Técnico Agrícola/Técnico em Agropecuária, que está em plena atividade até os dias de hoje. Um total de 32 turmas fizeram o curso de Educação para o Lar/Economia Doméstica.

A Escola Normal Colegial funcionou por um ano no Instituto Cristão. Na década de 80 também foi oferecido o curso de Administração de Fazendas para algumas turmas, e de Magistério para duas turmas. Nos anos 90 o curso Técnico em Economia Doméstica foi reabilitado por mais um período, até 2001. No mesmo ano o curso técnico em Agropecuária, que funcionava em sistema integrado, desmembrou-se do Ensino Médio, para atender os estudantes que queriam se concentrar nos preparativos para os vestibulares.

Muitos pessoas foram impactadas pela educação de qualidade oferecida na instituição e, cada um em sua área de atuação, deixou o colégio para contribuir para o desenvolvimento da região em que se estabeleceu. Destacamos aqui a primeira turma de técnicos agrícolas, que colou grau em dezembro de 1970, momento em que prestou devida homenagem ao pastor Muller, o principal responsável pelo projeto de construção do Colégio Agrícola. Ele entregou os diplomas aos dez formandos: Alberto Kugler, Antonio V. Fernandes Júnior, Décio V. P. Monteiro, Eduardo H. Gomm, Frans Borg, Guilherme Jonker, Jacob L. Voorsluys, Lolke Dijkstra, Ricardo R. Biersteker e Ytje T. van der Vinne. Esta última era a única moça entre os rapazes, pois nesta época a grande maioria delas faria o curso Educação para o Lar ou o curso Normal/Magistério em outro colégio castrense. Em novembro de 1971 Annie H. Dijkstra, Elisabeth van den Berg, Júlia Dutra, Maria Ap. Loprete e Marta Ap. de Oliveira formavam a primeira turma no curso Educação para o Lar do IC.


Vida e integração

Frans Borg é uma das pessoas que teve o privilégio de passar oito anos da sua vida no Instituto, ao, nos anos 60, entrar com doze anos no ginásio, quando ainda se usava o uniforme cáqui. No seu primeiro ano no IC, os estudantes da colônia Castrolanda eram externos, iam de caminhão para o colégio, mas no ano seguinte foram colocados ‘na linha’ ao entrar no internato, o que foi uma ótima escolha dos pais, na opinião de Frans. Ele explica com convicção: “Para nós o IC foi uma escola da vida, porque você saía daquele ambiente protegido de casa e caia num meio com outras experiências, ideias, culturas e você começava a entender os seus direitos, deveres, pois tínhamos tarefas, serviços na fazenda. Isso tudo fez muito bem para mim, logo comecei a adquirir mais responsabilidades, amadureci mais rápido.”

Conversando um pouco mais, Frans explica que o tempo no colégio pode até ser considerado um tipo de colônia de férias, onde além de estudar, praticavam esportes, participavam de campeonatos fora, nadavam no tanque, tinha pescaria e sapecada de pinhão, enfim, eram tempos de muita diversão e verdadeira integração dos jovens das diferentes colônias holandesas entre si e com aqueles de outras culturas.

Em termos de amizades, tanto para Frans como para os três filhos que mais tarde também estudaram no Instituto, os relacionamentos iniciados no colégio foram muito importantes, pois a “integração com outros jovens era total, quando você era interno, todos conviviam e dessa forma os nossos círculos de amizade se expandiram para o Brasil todo”. Após anos sem ver ex-colegas, muitas turmas estão buscando contato para se reunir, como aconteceu com esta primeira turma do colégio agrícola, que se encontrou no colégio no ano passado para comemorar 50 anos após a formatura.

Integração e diversão no tanque do IC

Gado leiteiro na fazenda do Instituto Cristão

Aula prática de mecanização agrícola em 2021

Curso Técnico em Agropecuária desde 1968

Colégio agrícola de referência

O Instituto Cristão firmou-se como um colégio de referência, pois além do seu bom posicionamento geográfico, a escola-fazenda de 330 hectares tem tamanho para incorporar as várias áreas de produção e as áreas de vegetação nativa. Aliado a toda a estrutura física dotada de amplas instalações, internato, maquinários e equipamentos, o conjunto fornece um belo suporte para a formação agropecuaria completa dos jovens.

A formação profissionalizante do IC tem incluído no currículo dos alunos: estágios em propriedades rurais, excursões, participação em feiras agropecuárias, cursos relacionados, atividades de integração e desenvolvimento de tecnologias na área rural.

Quem não se lembra das feiras de ciências do IC nos anos 80? Mesmo quem não era aluno do colégio, teve a oportunidade de visitar as feiras e aprender com as exposições de ciência na prática e, ainda mais, apreciar os belos trabalhos das alunas de Economia Doméstica.

Com certeza este educandário deixou marcas preciosas em alunos, professores e demais colaboradores, assim como na comunidade no entorno. Pois, além da formação técnica e geral, a instrução também acontece nas áreas cultural, esportiva, moral e espiritual. Diariamente, a vida estudantil começa com devocionais cristãos no salão nobre ou equivalente. Todo ex-aluno lembra-se da letra do Hino do Instituto Cristão, que destaca as belezas regionais e os valores cristãos em questão.

O colégio formador de técnicos nas áreas de pecuária e agricultura, colaborou no passado e continua contribuindo tanto para o desenvolvimento regional, quanto de outras regiões do Brasil. Os municípios dos Campos Gerais, região de atuação principal das cooperativas Frísia, Capal e Castrolanda, se destacam na atividade agroindustrial, com propriedades leiteiras e agrícolas altamente produtivas. Muitos cooperados e lideranças tiveram sua formação inicial no colégio.


Esforços da sociedade

O bom funcionamento do instituto teve muito apoio da sociedade. Por meio de subsídios financeiros diversas entidades possibilitaram a melhoria das estruturas e do material de ensino. Da mesma forma, o fornecimento de bolsas de estudos permitiu grandes oportunidades para estudantes. Foram diversos incentivos vindos de pessoas, organizações religiosas, cooperativas, bancos, sociedades de beneficência locais e do exterior.

Também vale mencionar que produtores rurais da região abriram suas portas, e muitas vezes suas casas, para acolher e permitir que jovens estudantes praticassem um período de estágio em suas chácaras.

Um projeto educacional de grande impacto para a qualificação da juventude de Carambeí, foi o Programa Germinar, cujas bolsas de estudo foram deixadas pela Sra. D. Meyer a partir de 2009, estando atualmente em fase de conclusão.

Novas perspectivas em 2022

O Instituto Cristão vive nos últimos anos um período de grandes investimentos, revitalização na gestão e remodelação de espaços de ensino-aprendizagem. A implantação do novo ensino médio possibilitou introduzir diferenciais como as aulas de Projeto de Vida e Ensino Religioso, além das adequações nos cursos preparatórios para o ENEM. Todas as melhorias no currículo irão impactar essa nova fase educacional de cultura empreendedora e inovadora.

Em 2022 o IC oferece o novo Ensino Médio, que, além da formação geral básica, permite ao aluno aprofundar seus conhecimentos escolhendo entre os Itinerários integrados de Humanidades e Bioexatas. Em ambos os percursos de aprofundamento acadêmico estão à disposição dos alunos uma série de atividades no período da tarde. Para isso o colégio disponibiliza a sala de estudos chamada “Espaço de Responsabilidade”, onde além do estudo monitorado e acesso livre a professores, o estudante aprende a desenvolver sua autonomia nos estudos.

Os jovens que procuram uma formação profissionalizante, cursam, além do novo ensino médio, o conhecido curso Técnico em Agropecuária em uma versão atualizada. O diretor pedagógico Bruno Romano explica que foram introduzidos na grade curricular disciplinas como gestão do agro, tecnologia, inovação digital e cooperativismo. Além disso, está sendo formatada a introdução de uma cooperativa escolar num futuro próximo. Os alunos do IC procuram dinamismo no curso técnico, pois a aprendizagem em termos agrários não se restringe à sala de aula, requer sair do local para realizar saídas pedagógicas, visitas a outras fazendas e constante busca por novas experiências. “O Curso Técnico em Agropecuária oferece teoria e prática adequadas e modernas, objetivando a formação de profissionais competentes para atuar no setor agropecuário.”

Desta forma o Colégio Instituto Cristão mantém sua posição de referência tanto em âmbito regional como nacional. Vemos que a tradição deste prestigiado estabelecimento educacional, iniciada há tantos anos, vem sendo aprimorada a cada novo ciclo, para fazer a diferença na formação geral e na preparação para a vida de jovens de todo o Brasil.

Foto aérea do Instituto Cristão em Castro, 2020

Alunos do Ensino Médio em sala de aula no IC


Registros históricos e artísticos

Em 1995 foi publicado o livro Instituto Cristão 80 anos, contendo texto informativo e imagens dos fundadores e diretores, do início da construção, da escola-fazenda, das atividades escolares e agropecuárias e das homenagens à família Midkiff.

Em seu livro Instituto Cristão, Arte e Vida, a senhora Maria Antonieta descreve a história do Instituto Cristão no período em que esteve sob o comando da AERIC e traz muita informação sobre o seu desenvolvimento educacional e técnico.

Ainda tivemos a oportunidade de conhecer o livro Notas em Cartoon – Instituto Cristão 100 anos de um ex-aluno do ensino agrícola, que, por meio de gráficos e textos poéticos, apresenta os diversos espaços edificados do IC e revive momentos de sua vida estudantil.

Fontes consultadas:

Associação das Escolas Reunidas do Instituto Cristão Instituto Cristão 80 anos, 1995;
Teixeira, M.A.G. Instituto Cristão, Arte e Vida, 2015;
Hack. O. H. Instituto Cristão de Castro: um resgate de sua história centenário. São Paulo Ed. Mackenzie, 2015;
Niederauer, P.V. Notas em Cartoon Instituto Cristão 100 anos, 2015 Toledo Gráfica JÁ;
Portal aRede, Instituto em Castro oferece curso em Agropecuária. Artigo on-line de agosto 2021: https://d.arede.info/campos-gerais/389966/instituto-em-castro-oferece-curso-em-agropecuaria 17/08/2021;
Instituto Presbiteriano Mackenzie – Colégio Instituto Cristão Castro – Identidade Institucional https://www.mackenzie.br/colegios/instituto-cristao-castro/identidade-institucional.

Fotos: divulgação Instituto Cristão.
Por: Marina van der Vinne para a ACBH.

Voltar para a página: Notícias