Não-Me-Toque comemora 70 anos da imigração

Não-Me-Toque celebra a chegada dos pioneiros na região do Rio Grande do Sul

Trabalho e fé: esse é o lema que descendentes e familiares de holandeses seguem na colônia Não-Me-Toque. Localizada no Rio Grande do Sul, a 280 km da capital Porto Alegre, a comunidade, conhecida também como Jardim do Alto Jacuí e capital nacional da agricultura de precisão, completa 70 anos desde a chegada dos primeiros moradores, em 1949. Segundo a Prefeitura, atualmente, população estimada já ultrapassa os 17 mil habitantes.

Para manter as origens, Não-Me-Toque participa ativamente de eventos e celebrações relacionadas à imigração e agronegócio, um deles é o Zeskamp, maior encontro anual de descendentes da imigração holandesa no Brasil, que teve a última edição sediada em Carambeí (PR).

O presidente da Associação Cultural Brasil – Holanda (ACBH), Koob Petter, conta que a entidade se esforça para divulgar a atuação da colônia Não-Me-Toque. “Sempre prestigiamos as ações realizadas pela colônia em nossa Revista Regenboog (em português, arco-íris), além de notícias e atualizações sobre a comunidade. Incentivamos muito esses trabalhos e a preservação do nosso patrimônio cultural”, comenta Petter. Segundo ele, essa é uma forma de manter viva a história dos descendentes.

Por: Central Press.

Voltar para a página: Notícias