Centraal Maandblad

Um pouco da nossa história…

A Associação Cultural Brasil-Holanda (ACBH) foi formada a partir do patrimônio deixado pela Cooperativa Central de Laticínios do Paraná (CCLPL). Os comunicados da Cooperativa, e mais tarde também notícias e agendas culturais das colônias holandesas, eram divulgados por meio da Revista “Centraal Maandblad”. As Cooperativas ABC (Arapoti, Batavo e Castrolanda) queriam continuar com a publicação e com a preservação da cultura holandesa, fundando a ACBH em 1996.

Há 20 anos a associação tem publicado a Revista De Regenboog, na qual notícias das colônias e assuntos de interesse têm sido divulgados mensalmente. A organização conserva um importante acervo documental sobre a imigração holandesa no Brasil. Também mantém uma tradição, como na maioria das cidades holandesas, com o Coral Masculino ABC. Além disso, a ACBH tem estabelecido convênios internacionais e contatos com a Embaixada dos Países Baixos. Em 2019 foi acrescentado o projeto de integração global voltado principalmente para os descendentes jovens.

A associação tem se empenhado para promover o relacionamento cultural entre o Brasil e a Holanda, preservar o patrimônio artístico e cultural, assim como a história da imigração holandesa e manter os contatos entre as comunidades no Brasil.

Busca, acima de tudo, a valorização da herança holandesa e o fortalecimento da comunidade holandesa no Brasil.

Voltar para a página: Notícias