STUDY IN HOLLAND – International Student
Os Países Baixos formam uma comunidade muito grande de estudantes internacionais. Se você já fez a escolha da instituição e do programa de estudos na Holanda, é hora de analisar como financiar os estudos e a estadia. A seguir, algumas explicações e opções disponíveis:
INVESTIMENTO PARA ESTUDAR NOS PAÍSES BAIXOS
Anuidades (tuition fees) – a maioria dos cursos superiores cobra anuidades de 2.168 EUR/ano 2021/22 para estudantes da União Europeia (UE), enquanto para estudantes não pertencentes à UE, as tarifas são bem mais elevadas, acima de 6.000 EUR/ano. O valor é influenciado pelo tipo de grau e pela área temática. Programas de mestrado normalmente são mais caros que os de bacharelado. O governo holandês tem oferecido anuidades reduzidas pela metade no primeiro ano de bacharelado e para formação de professores. Algumas instituições, como University Colleges, são permitidas a requerer uma anuidade diferenciada.
Custo de vida – em média, um estudante precisa de um orçamento mínimo de 800 a 1.000 EUR/mês para se manter, dos quais entre 300 e 600 EUR se destinam a aluguel de moradia estudantil, mas o valor mensal vai depender também da localidade e do próprio estudante.
FONTES DE FINANCIAMENTO
Convênio com a universidade brasileira – o período de intercâmbio universitário pode até ficar isento de mensalidade e/ou anuidade. Caso ainda não exista convênio, peça ao coordenador internacional de sua universidade para entrar em contato com a Nuffic Neso Brazil e saber como iniciar um acordo de parceria com a universidade holandesa de seu interesse.
Dupla nacionalidade – estudantes brasileiros que também possuem passaporte europeu tem acesso facilitado ao ensino superior, entre as vantagens estão o valor da anuidade do curso, não precisar de visto e não ter restrições para trabalhar no país.
Além disso, o governo holandês tem um sistema de financiamento para pagar diversos custos de estudos. Verifique no site do DUO (Dienst Uitvoering Onderwijs) para saber mais e se você tem direito a algum financiamento estudantil. Página em holandês e Página em inglês.
Bolsas de estudo (Scholarships) – oferecidas pelas próprias instituições, por diversas fundações e os governos com base em necessidade, mérito ou perfil do estudante. Candidatos fortes para conseguir bolsas são estudantes com bom histórico escolar, domínio de línguas estrangeiras, experiências de vida e de trabalho, experiência com pesquisa científica e outras justificativas, de acordo com a bolsa. Por exemplo:
Programas de bolsas OTS Brazil – Orange Tulip Scholarship Brazil , para estudantes brasileiros com excelência acadêmica e Holland Scholarship para estudantes internacionais de fora da EU.
Outras opções – trabalhar enquanto estuda também é possível para estudantes internacionais, assim como participar em competições, ambas formas de arrecadar fundos extras para se manter temporariamente nos Países Baixos.
ESTUDOS NA HOLANDA – Study in Holland
Confira nesta página as demais informações sobre o sistema educacional holandês, a comparação com o sistema brasileiro, o ensino superior na Holanda, estudar nos Países Baixos com diploma estrangeiro e estudos no exterior – informações para candidatos. As explicações também foram publicadas na revista De Regenboog nº 262 – Janeiro/2021 podem ser disponibilizadas mediante pedido pelo WhatsApp: 9988 9529
Fonte: Nuffic, a organização oficial que promove o ensino superior nos Países Baixos.