Condecorações / Onderscheidingen

Nesta semana do aniversário do Rei Willem-Alexander estão sendo concedidas condecorações reais a cidadãos holandeses. Elas trouxeram positividade ao Dia do Rei 2021, que mais uma vez não pôde ser uma celebração exuberante como de costume.

Você conhece alguém com um título de honra holandês?

Um prêmio desses constitui uma medalha pendurada numa fita, por isso chamado simplesmente de ‘lintje’ (fita), que atualmente é concedida principalmente a voluntários que prestaram serviços relevantes. Nos Países Baixos, a distinção é um reconhecimento simbólico individual de atividades excepcionais realizadas para a sociedade.

Há vários méritos, alguns fazem fazer parte de uma ordem de cavalaria, outras são cruzes e medalhas independentes. A princípio, um título pode ser atribuído a qualquer cidadão holandês, inclusive estrangeiros são elegíveis para uma série de distinções honoríficas.

Desde o início do sistema de honras em 1815, foram instituídas mais de cem ordens oficiais reconhecidas nos Países Baixos. Há decorações para militares e civis. Militares podem ser homenageados por sua bravura em situações de guerra recebendo a Ordem Militar de Willem. Para cidadãos que tenham dado uma contribuição à sociedade holandesa como voluntários geralmente é atribuída a Ordem de Oranje-Nassau. Para pessoas que fizeram realizações muito excepcionais, por exemplo, artistas e cientistas, existe a Ordem do Leão Holandês, e assim, a cada uma das ordens correspondem finalidades e insígnias específicas.

São os prefeitos que em nome do Rei atribuem uma grande parte das medalhas aos seus cidadãos durante a solenidade conhecida como ‘lintjesregen‘ (chuva de fitas), normalmente no dia útil antes do aniversário do Rei, dia 27 de abril. Neste ano a divulgação aconteceu no dia 26, mas as entregas estão sendo dispersas na semana, adaptadas às medidas restritivas em combate ao coronavírus.
Parabéns aos 2832 cidadãos que receberam honrarias reais em 2021!

Para ler histórias de pessoas que já receberam algum distintivo, veja ‘Mensen met een lintje’ (em holandês) disponível em link.

Imagens das medalhas ou fitas em ordem (da esquerda para a direita): Ridder 4de klasse in de Militaire Willems-Orde, Ridder in de Orde van de Nederlandse Leeuw, Lid in de Orde van Oranje-Nassau, e Officier in de Orde van Oranje-Nassau.