Aricha Verburg conta como começou a publicar receitas e escrever a coluna Kookrubriek na revista De Regenboog

A comunidade holandesa no Brasil recebe mensalmente das mãos da Dra. Aricha receitas preparadas e descritas com carinho. Receitas de vários categorias, mas muitas trazendo um pouco da cultura holandesa para os lares de descendentes no Brasil.


Arte de trazer uma novidade à mesa da família

Ficamos chocados ao saber que cozinhar não é a paixão da Aricha, que exercia a medicina como profissão na Holanda. Ela veio morar no Brasil com seu marido, Roberto Verburg, para servir nas Igrejas Evangélicas Reformadas nos Campos Gerais do Paraná como pastor. Quando estava sem exercer a profissão, Aricha iniciou cozinhando mais intensamente para a família, ainda sem experiência e criatividade. Para conseguir agradar seu companheiro que gosta de uma boa alimentação e de pratos elaborados, começou a procurar receitas holandesas e a desenvolver-se na arte da culinária e confeitaria.

Hoje em dia, receitas de todas as culturas estão acessíveis na internet, que foi a principal fonte de consulta de Aricha, receitas testadas em casa e adaptadas de acordo com os ingredientes encontrados na região e com o gosto da própria família. Sempre procura receitas que permitam uma alimentação variada e saudável, primeiramente para agradar no lar, e em segundo plano fica o público leitor, para o qual coloca o passo a passo a disposição.

Dessa forma nasceu primeiramente o site Cozinho com Carinho – Receitas fáceis de fazer, onde ela compartilha suas receitas na língua portuguesa há 5 anos. A partir desta publicação periódica na internet, inicia também sua trajetória de colaboração voluntária na revista que circula na comunidade holandesa.

Aricha em sua ´cozinha experimental´.
Fonte: Arquivo pessoal.

Culinária na revista “De Regenboog”

Todas as comunidades, ou a maioria das colônias holandesas no Brasil, são representadas na revista com correspondentes locais transmitindo notícias e, desta maneira, integrando os holandeses entre si. Nicolaas Nienhuys, compartilhava, além das histórias e acontecimentos na colônia de Castrolanda, algumas de suas receitas culinárias. Ansiando por encontrar uma nova pessoa que pudesse contribuir com receitas, ficou sabendo das habilidades de Aricha e do site Cozinho com Carinho. Sem hesitar, convidou-a a assumir uma coluna, o que veio a ser mais uma oportunidade para Aricha compartilhar as suas descobertas e entusiasmo por comida natural e prática.

A partir daí Aricha Verburg começou a assinar a coluna chamada “Kookrubriek” na revista “De Regenboog”, demonstrando para os leitores falantes de holandês no Brasil como a arte de cozinhar pode ser uma satisfação para toda a família.

Aricha aceitou o desafio de a cada mês compartilhar de forma simples as técnicas e achados da culinária holandesa, mostrando que muitas receitas não são difíceis de fazer, basta buscar os ingredientes e executá-las com carinho e atenção.

Questionada sobre a reação dos leitores, Aricha comenta que não recebe retorno tão frequentemente, mas sua Torta de Limão (Citroencake) foi bastante experimentada e comentada na região.

Receitas em família

Qual foi a primeira receita compartilhada por Aricha? Lembra-se do “Bobotie”, prato típico da culinária da África do Sul, que preparou a pedido do marido, que havia experimentado e gostado demais dessa mistura de carne com legumes e frutas que vai ao forno. Da mesma forma, conta com a contribuição do marido e filhos de vez em quando, com ideias para publicar ou incrementar os pratos, até com a ajuda efetiva dos familiares em algumas ocasiões.

Em 2021 finaliza sua participação na revista com uma série de receitas para montar um delicioso jantar de Natal. Publicou a receita de “Waldorfsalade” como entrada, que combina com o Natal, por causa das cores verde e vermelho. Em seguida vem “Pasteitje met ragout” (ragu de cogumelos), o prato principal “Krieltjes met yoghurtsausje” (batatas minis com molho de iogurte), para ser complementado pelo próprio cozinheiro/a com uma carne ou vegetal à sua escolha, e para finalizar a sobremesa Bavaroise com frutas vermelhas.

A cozinheira acertou em um dos itens padrão servido na mesa holandesa no dia de Natal, a entrada para a refeição: “Pasteitje met ragout”, um copo de massa folhada recheado com molho de cogumelos. É um desses pratos holandeses reconfortantes, recheado e familiar ao mesmo tempo.

Doutora cozinheira

Depois de um período de práticas e aprendizados, Aricha pode se chamar doutora também no assunto culinária, por experiência própria. Ela ensina a fazer pratos fáceis para o almoço, como o “hutspot” típico holandês, mas também receitas sem carne e molhos diversos. Na área da confeitaria, não podem faltar na família holandesa, o Speculaas, o pão de gengibre, o bolo de manteiga e os pepernoten. Por isso, todas essas receitas fazem parte do site, onde ensina como fazer o tempero específico para as bolachas (speculaaskruiden) e outra delícia, o Kerststol, panetone tipo holandês, que é um pão com frutas e nozes para o Natal.

Aricha encurtou o caminho para brasileiros ou descendentes de holandeses no Brasil aprenderem a preparar alimentos que fazem parte da cultura, pois a gastronomia típica, neste caso o resgate de práticas alimentares, é grande fonte de inspiração e retorno às memórias familiares e da comunidade.
Para o futuro, Aricha Verburg não pretende parar de cozinhar, mas como está de mudança para a Holanda e quer voltar a exercer a profissão, pensa em manter somente as postagens de receitas no site. Ainda tem outro sonho a perseguir: montar receitas por conta própria. Nada acontece sem a prática, por isso: mãos na massa, cozinheira!

Consulte todas as receitas em língua portuguesa no site Cozinho com Carinho: link.

Por: Marina v. d. Vinne para ACBH.

Voltar para a página: Notícias