Instituto Cristão reabre os internatos em 2023

Nos arredores da cidade de Castro há um colégio diferente. Situado há 107 anos no topo de uma colina, e cercado por enormes pinheiros centenários, o Insituto Cristão (IC) é uma escola que participou ativamente da formação de muitos jovens do Paraná e de outras regiões do Brasil. Nas dependências dessa fazenda-escola, milhares de rapazes e meninas, ao longo de gerações, receberam uma educação verdadeiramente cristã e desenvolveram habilidades práticas essenciais para a vida em sociedade.

O Instituto Cristão foi fundado pelo missionário Harry P. Midkiff em 1915. Durante seus primeiros anos esteve sob administração da Missão Presbiteriana dos Estados Unidos, mais tarde da família Rickli e da Igreja Presbiteriana do Brasil. Contudo, essa instituição adquiriu uma importância particular para a comunidade holandesa no Brasil. A partir de 1964, sob a direção da Associação das Escolas Reunidas do Instituto Cristão (AERIC), a Igreja Evangélica Reformada assumiu a propriedade e a administração da instituição por cinquenta anos, na forma de um comodato – era o chamado “cinquentenário” do IC. Nos primeiros dois anos deste novo regime, o IC viu o envolvimento ativo do pastor dos imigrantes holandeses, William V. Muller, que foi seguido por pelo menos cinco diretores gerais e outros diretores dos internatos com procedência holandesa.

Foi nesse período de gestão pela comunidade holandesa que foi criado o curso Técnico Agrícola, em 1968. Atualizado para Curso Técnico em Agropecuária, esse curso funciona ininterruptamente até hoje, concomitante ao Ensino Médio. Mais de cinco dezenas de turmas completaram essa formação, e entre os ex-alunos estão muitos holandeses. É o caso da primeira turma, que colou grau em dezembro de 1970: o pastor Muller entregou os diplomas aos formandos Alberto Kugler, Antonio V. Fernandes Júnior, Décio V. P. Monteiro, Eduardo H. Gomm, Frans Borg, Guilherme Jonker, Jacob L. Voorsluys, Lolke Dijkstra, Ricardo R. Biersteker e Ytje T. van der Vinne.

É fato que, para virtualmente todos os ex-alunos desta prestigiada instituição, a experiência de residir nos internatos, dentro das instalações da fazenda-escola, era parte essencial da formação para a vida adulta e profissional. A rígida rotina de estudos, os amplos ambientes de lazer, a interação nos corredores dos alojamentos, a possibilidade de trabalhar nas unidades produtivas, tudo isso acrescentava uma vivência especial na educação dos jovens internos. Por isso, nos alegra compartilhar uma notícia muito importante. Em 2023, o IC, que desde 2015 é administrado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie, reabriu as portas dos internatos para a comunidade. Jovens de regiões distantes da cidade de Castro agora podem novamente usufruir da experiência de estudar no IC. Inicialmente, o alojamento está funcionando apenas para rapazes, em regime semi-integral (durante a semana), mas está previsto em 2024 a adoção do regime integral para rapazes e meninas.

A equipe gestora do Instituto Cristão espera assim resgatar uma tradição essencial do ensino de qualidade oferecido no colégio. Convidamos a todos que tenham interesse que entrem em contato com a secretária da escola, no número (42) 99916-0297.

Por Joseline Romano Pellegrom.

Voltar para a página: Notícias