Confraternização ACBH
No último dia 26 convidados das colônias de Arapoti, Carambeí e Castrolanda foram recepcionados no Clube Social de Carambeí. O evento especial promoveu a integração entre as colônias holandesas no Paraná e teve na programação um café colonial e uma peça teatral.
Em torno de 100 convidados vieram prestigiar o evento organizado pela ACBH. O presidente desta associação, Koob Petter, iniciou com as boas-vindas, seguido pelo Luciano Tonon, representante da Frísia, cooperativa anfitriã, agradecendo os presentes e ressaltando a alegria de compartilharmos juntos dos festejos em torno dos 100 anos da Frísia Cooperativa Agroindustrial.
Johan Scheffer fez uma apresentação em holandês sobre a Associação Cultural Brasil-Holanda, cuja diretoria é composta de membros das três comunidades, destacando também os colaboradores da parte da redação e aqueles que escrevem as notícias para a revista “De Regenboog”. Entre as atividades da ACBH destaca-se o Centro de Documentação com um importante acervo sobre a imigração holandesa no Brasil.
O relatório prosseguiu com as atividades desenvolvidas pelo departamento `Global Integration´ no âmbito da divulgação de cultura, intercâmbios Brasil-Holanda, experiências internacionais e curso de holandês. Em relação ao apoio do Zeskamp através dos incentivos da Lei Rouanet, Rafael Rabbers esclareceu algumas dúvidas sobre como é possível colaborar com este projeto cultural da ACBH. Para finalizar foi apresentado o Plano Anual de atividades 2026 da associação. Esta explanação do sr. Scheffer com imagens na tela foi considerada interessante pelas pessoas presentes.
Após a oportunidade de fazer perguntas, a confraternização contou com um completo café colonial proporcionado pela Frísia aos convidados, servido pela Estação Grill. A senhora Jantje Morsink de Castrolanda relata: “Pudemos nos deliciar com um café colonial gostoso, enquanto encontrávamos pessoas que nem sempre vemos”. Ainda esteve presente o presidente da cooperativa, Geraldo Slob, interagindo com o grupo, formado principalmente por pessoas da terceira idade.
Para completar o evento os convidados se dirigiram ao salão onde os esperava o espetáculo teatral Frísia 100 anos. Conforme a descrição dada por Jantje Morsink: “Bauke Dijkstra lia um texto sobre a imigração, o início e a fundação da colônia de Carambeí e da Batavo. O teatro vinha acompanhado de imagens e uma orquestra musical completando a apresentação. Foi um verdadeiro espetáculo, sério e divertido também, muito interessante!”
Para encerrar o coral cantou o Hino da Frísia. O público vivenciou histórias da cooperativa retratados por cooperados, colaboradores e membros da comunidade, uma bela forma de contar a história e comemorar o Centenário da Cooperativa Frísia. Este momento de reunião e valorização da história foi precioso para os membros das comunidades de Arapoti, Castrolanda e Carambeí!
Voltar para a página: Notícias

Recepção calorosa de Luciano Tonon, Coordenador de Eventos e Cooperativismo

Reunião das comunidades em Carambeí

Apresentação da ACBH por Johan Scheffer

Integração em evento festivo

Peça teatral retratando a história da Frísia

