Koningsdag/Oranjefeest

Dia 27 de abril é o Dia do Rei, Koningsdag! A Holanda está enfeitada de laranja, pois é dia de festa, dia de hastear a bandeira junto com a flâmula laranja, é Oranjefeest!

2020 – Mesmo que tudo esteja diferente neste ano, sem grandes festividades, vamos tentar responder a pergunta do porquê desta cor – o laranja – e lembrar como a Oranjefeest foi festejada nas comunidades holandesas no Brasil em 2019. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A cor laranja (oranje em holandês) representando a Holanda tem a ver com o sobrenome do Rei: ORANJE-NASSAU. Há muitos anos um dos ancestrais do Rei Hendrik III van Nassau se casou com uma senhora de Breda. Eles receberam como posse a região francesa de Orange, ao qual o título Princípe de Oranje está ligado. Este título era hereditário, quando o filho de Hendrik faleceu sem deixar filhos, o título foi passado ao primo alemão Willem van Nassau. Este é conhecido como Willem van Oranje e é o antepassado da Casa Real de Oranje-Nassau. A família real surge a partir deste homem, por isso o atual Rei dos Países Baixos, Willem-Alexander, também usa o título ‘Prins van Oranje-Nassau’. Como a família real tem a palavra ‘laranja’ em seu nome, esta cor se tornou a cor representativa do país e é muito usada no Dia do Rei.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Este dia é dia de feira livre, ‘Vrijmarkt’, quando as pessoas colocam as suas bugigangas na calçada e fazem um bazar coletivo gigante. A família real costuma visitar uma ou duas cidades holandesas, onde há um festa muito animada. A data do aniversário do Rei Willem-Alexander é 27 de abril, feriado nacional, mas quando esta data cai num domingo, é comemorado no dia 26/04.

Em 2019 uma festa badalada foi organizada na capital paulista pela ‘Nederlandse Vereniging São Paulo’, no Rio Grande do Sul a Associação Holandesa de Não-Me-Toque preparou sua 1ª Oranjefeest com atividades animadas para jovens e adultos e no Paraná já é tradição em Castrolanda a Oranjefeest na rua do Moinho, organizada pela Comissão Oranje.

Parabéns ao Rei! Oranje Boven!